domingo, 30 de novembro de 2008

Novembro:o mês da Consciência Negra

Este deve ser um mês de muito debate nas Escolas de todo o Brasil. A questão do racismo sempre é discutida numa perspectiva distante, no discurso do "lá na sociedade", sem um envolvimento direto. As reações costumam ser intensas no sentido de desqualificar o debate, colocar em dúvida dados levantados, relativizar o problema e, até, culpabilizar os próprios negros. O Brasil nega o preconceito e a discriminação, mas negros nas mesmas condições que brancos não costumam ter as mesmas oportunidades.

Debater relações raciais é um desafio. O debate é um potente mobilizador de forças de emancipação e libertação. Como Educadores precisamos desconstruir mitos e parar de ser cúmplices da perpetuação dessa condição, promovendo a reflexão acerca da naturalização do preconceito e do estereótipo, garantindo o envolvimento de negros e brancos.

A Identidade Racial é uma questão ideológica. O racismo tem conseqüências negativas para negros e brancos. Não podemos, porém, responsabilizar as pessoas pelo que aprenderam na família, na escola e na mídia. Precisamos compreender o processo e interromper o ciclo de opressão. A mudança de postura é possível, mas é um processo longo e permanente.

Beijos da Ritinha

Nenhum comentário: