quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Aprendizagens significativas em Química!


As perspectivas para o ensino de química, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, consideram a vivência individual do aluno (conhecimentos escolares, histórias pessoais, tradições culturais, cotidiano e informações veiculadas pela mídia) e interação da sociedade com o mundo (saberes científicos e tecnológicos ligados à produção, cultura e ambiente). Sendo assim, para que o ensino de química seja efetivo, a contextualização é um caminho que liga essa vivência do aluno à sociedade e o mundo. Mas o é contextualizar? Contextualizar é propor situações problemáticas reais buscando o conhecimento científico para entendê-la. É uma das formas de mostrar para o aluno a relação entre a disciplina química e a química presente no seu cotidiano.
Ao contrário do que muitos imaginam, a química não existe apenas nos laboratórios. A química está presente na maioria das situações no nosso cotidiano. Um exemplo simples são os alimentos, pois são formados de compostos químicos naturais ou artificiais. Desta forma, após conhecer os compostos orgânicos em sala de aula, foi proposto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio que produzissem um rótulo nutricional. O objetivo desta construção era colocar o aluno em contato com a descrição dos alimentos para que ele percebesse ali a existência dos compostos químicos estudados. Carboidratos, proteínas, gorduras, sódio, cálcio, entre tantos outros são elementos e compostos químicos fundamentais para nossa saúde (com o cuidado de não ingerir em excesso) presentes nos alimentos, expressando como a química faz parte da nossa vida. Além disso, saber ler e compreender um rótulo nutricional permite fazer escolhas saudáveis, melhorando a qualidade de vida.
Um desafio para os alunos era escolher um público alvo para a criação de um alimento e a produção do rótulo nutricional. O público alvo poderia ser diabéticos, obesos ou hipertensos. A produção dos rótulos nutricionais surpreendeu. Os alunos pesquisaram a fundo sobre o tema do público alvo escolhido e criaram produtos ótimos. Além disso, os alunos esbanjaram criatividade. Não criaram somente os rótulos, mas também a embalagem do produto, logotipo e utilizaram música para divulgação e até um vídeo propaganda.
Tivemos produtos como Milchugo (o leite de texugo), Fritinhas (as batatas fritas com pouco sal), Sweet Health (achocolatado com pouco açúcar e muita vitamina), Maman (a maionese com baixa caloria), Omegalin (o óleo da espinha do tubarão, eficaz na redução da pressão arterial), Natudia (o leite de enzima de alpiste), Low Suggar (o achocolatado para controle de peso) e Burn it Down (o shake que acaba com as gorduras localizadas).
Criatividade de sobra dos nossos alunos, mostrando competência e potencial para muito mais.
 
Luciana Rafael Fregatto


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